estou me tornando meu maior pesadelo

|

6 de fevereiro de 2017

mafe-probst

A Netflix roubou meu coração. Quando vi, estava me envolvendo em seriado atrás de seriado, consumida pela curiosidade e amor pelos personagens, querendo uma dose diária exagerada deles. O tempo escorria da palma das minhas mãos, me ocupando de forma torta e um tanto errática. Quantas vezes reclamei que ‘não deu tempo’, quando, na verdade, daria? Precisei rever meu cronograma. Precisei exercer a força de vontade. Ponderar. Um dia filme, outro dia seriado. Outro livro. Precisei não – preciso.

Estou falando isso porque, dia desses, percebi que fazia muito tempo que eu não lia nada até o fim. Concluí, com certo pesar, que faz mais de seis meses desde que li o último livro. Vi a pilha dos livros ‘não lidos’ tomar proporções gigantescas e me peguei pensando ‘onde foi parar meu tempo que não consigo parar para ler tudo isso?’. O fato é que eu consigo – mas não estou sabendo como recomeçar.

Me dei conta que estou começando a ficar com preguiça da leitura, porque os seriados roubam demais meu tempo. O hábito foi ficando esquecido, as frases compridas me entediando levemente. A internet está tão recheada de frases prontas e curtinhas, tão recheada de imagens fáceis de ser absorvidas...

Eu gosto de escrever e gosto (gostava?) de ler. Eu lia muito. Todo tempo, todos os dias. Devorava livros com facilidade, me prendia na leitura. Mergulhava fundo na imaginação entre as linhas, me apegava nos personagens. Quando não lia livro, estava na internet lendo crônicas, conhecendo uma porrada de gente cheia de talento. E quanto mais eu lia, mais escrevia. Faz parte do processo, sabe como? Num dia, recentemente, eu me vi lendo por alto um escritor que admiro, por pura preguiça de ler o textão inteiro.

Oi? Eu estou me tornando o meu maior pesadelo.

Nota da autora: o relato é sincero e aconteceu comigo. Eu estou me forçando a abandonar a internet e terminar os livros que comecei a ler. E voltei a ler textões – tem sido ótimo. Relembrar todos os dias: não se acomodar com o que incomoda, não se vender ao mais fácil. E se você leu esse texto até o final, mais do que sempre, OBRIGADA

comentários pelo facebook:

42 comentários:

  1. A internet (e esse mundão de séries e filmes) é realmente um poço sem fundo ~ quando a gente se dá conta, perdemos horas e horas, muitas vezes fazendo coisas bem pouco produtivas e interessantes.

    Eu tenho uma rotina de leitura bem intensa, leio sempre antes de dormir (independente de ter assistido uma série ou filme antes). De repente te ajuda criar uma rotininha, já pensou na possibilidade?

    Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gata, tô focando nessa tua rotina de leitura. Acho que preciso praticar de volta =\

      Beijo beijo

      Excluir
  2. Mafê! uahushuahsu. ESTOU SIMPLESMENTE ME LENDO AO LER ISSO. Vou lhe contar uma pequenas história verídica. Era uma vez um menino que estava muito ocupado com tudo, muito ocupado mesmo. Mas aí, a vida decidiu lhe dar dois meses de férias de tudo. Então rapidamente o menino decidiu fazer as coisas que não estava conseguindo fazendo enquanto estava ocupado. E adivinha: três livros lindos para ler. Mas aí esse menino passou os dois meses vendo séries. Ele viu: Sense8, Bates Motel, Desventuras em Série, Scream, Black Mirror, Brickeberry, Glee, The OA, DC's Legends os Tomorrow e Once Upon a Time! Uffa! Muita coisa né? Mas ele viu tudo e todas as temporadas, e os três livros ainda estão lá pra ele ler! SOCORRO. PRECISO ME ORGANIZAR MAAAIS E LER! Faz muito tempo também que não leio um livro. Não posssoooo. Não possoooooo! Pois eh Mafê... pensa numa pessoa que se identificou com essa postagem! hahahaha!

    ACESSO PERMITIDO. ♥
    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elci, parece eu!! Eu tô aqui pensando que já voou um mês inteirinho do começo do ano e eu vejo as coisas se acumulando e eu protelando como sempre. Gente, não pode não.

      Mas, cá entre nós, ver seriado é tudo de bom né?


      Beijo

      Excluir
  3. Dar-me ao olhar o que ler é escolher-me o que mais a calhar.
    GK

    ResponderExcluir
  4. Eu também me sinto consumida pelo poder das séries, assisto o tempo inteiro, principalmente agora que viciei em vikings. Eu adoro ler ou gostava, ainda não me recordo qual foi meu último livro lido, talvez tenha sido um livro qualquer da escola...

    O que podemos fazer quando os livros são para ler e as séries passam diante da tua vista sem dificuldade alguma? Complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Ana. As séries são uma facilidade enorme. É aquela premissa do 'porque cozinhar se tem comida congelada pronta'?


      Beijos

      Excluir
  5. A gente sempre vai pelo que é mais fácil, né? Admito que amo filmes, sou viciada e tenho o maior carinho por todos que vi até hoje, até mesmo aqueles que não gostei rs, mas os livros são meus amores. Sempre que tenho um tempinho me agarro a um título e fico divagando pelos personagens ♥ Mas textões, ainda tenho uma certa preguiça rs, tenho que melhorar nisso também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu AMAVA demais livros, Kelly. Devorava uma boa dose por ano, tinha sempre um livro debaixo dos braços. Agora as coisas fáceis e práticas estão me roubando. Sei lá.

      Excluir
  6. Super concordo, Mafê! A gente acaba sempre preferindo aquilo que é mais fácil pela correria do dia a dia, talvez, mas as vezes, também por preguiça e tal, mas devemos sempre buscar o que gostamos de verdade, sendo fácil ou difícil. Ameeeei o post!
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a sociedade inteira está começando a ter preguiça. Lemos por alto, só pra tentar ter ideia e participar. mas ninguém se aprofunda, sabe?

      Excluir
  7. E o pior é que passa os dias e a gente vai perdendo essa habilidade de ler. E essa geração, então, que é só no computador/celular.

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente faz o tempo voar, sem nem perceber.

      Excluir
  8. Confesso que meus livros estão de lado. É trabalho, casa, academia, blog... parece que não sobra tempo pra ler. Filmes, vejo pouco. Netflix, tem muita coisa na fila.
    Mas acredito que administrar o tempo é uma arte que vamos aprendendo a cada dia.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Grazy. Feliz daqueles que conseguem administrar o tempo. Eu ainda não domino e estou há quase 30 anos tentando. hahaha

      Excluir
  9. Eu estou no mesmo barco, faz tempo que não paro pra ler um livro e terminar de fato toda a leitura.. Ando consumindo cada vez mais seriados e filmes.. e a leitura mais complexa de livros foi ficando de lado. O Engraçado é que posso passar horas na internet lendo das mais variadas coisas, mas espero que eu não tenha perdido totalmente o gosto por ler livros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ma, durante a semana não chego perto da Netflix, só no fim de semana! Durante a semana é tudo tão corrido que dou prioridade a coisas mais importantes. Seu texto é verdadeiríssimo! Muita gente passa por isso!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sté, preciso aprender a priorizar as coisas. confesso que ver o tudo se acumulando,tá me deixado um cadin ansiosa.

      beijo ♥

      Excluir
  11. Eu tenho Netflix há quase três meses e assisti três séries - de uma única temporada cada - até agora. Eu leio sempre no caminho pro trabalho, ouvindo uma playlist calminha do Spotify, porque é a hora que acho que me concentro mais - justamente porque não quero me concentrar ao meu redor, haha. Vou te falar que tenho umas quinze coisas lá na minha lista pra ver e mal me animo. Ainda prefiro ler. Não estou lendo tanto quanto deveria - janeiro foram só dois -, mas não diminuiu tanto o ritmo assim, já que eu costumo animar pra ler mais no meio do ano mesmo - será que fase lunar explica isso? Nada a ver, mas ok. kkkk
    Eu amo ler textões, viu? Então já pode ir se programando, voltando a ler... E escrever um enorme aqui! Mas do jeito que você escreve bem, nunca que eu vou encontrar palavras pra comentar o quanto que eu vou gostas. Mas até lá, a gente tenta.
    Boa sorte pra ti!

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selminha sua MARAVILHOSA!! ♥ Queria voltar a ser assim, sabe? Eu já estou feliz (pra caramba!) com os blogs que voltei a ler (sem preguiça) e com os novos que conheci e não pretendo largar (o seu, por exemplo). Acho que uma coisa de cada vez e logo tudo estará bem de novo.

      Beijo meu, com carinho IMENSO

      Excluir
  12. Nossa...bastante complicado isso. Não consigo me imaginar sem ler ... livros principalmente. Nao continue fazendo essa maldade com você. Vamos la...vamos reverter essa situação. Te desejo sorte, tem tantos mundos por ai...em livros que voce precisa conhecer.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Loma. Eu vejo a lista dos não lidos e me flagelo todos os dias por isso. hahahah estou começando a mudar. Fé que as coisas, breve, voltarão ao normal ♥

      Beijo

      Excluir
  13. Ai, isso é horrível. Quando me dei conta de a maioria das minhas tentativas de puxar assunto estavam girando em torno de séries me assustei. Elas são ótimas, mas não são tudo.

    Tem gente que deixa de curtir com a família pra fazer maratona, se esquecendo que a vida é curta demais para passar dias assistindo. Tem gente (eu) deixa de fazer e aprender coisas extremamente interessantes só pra ficar assistindo.

    Parei com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EXATAMENTE Thais. Eu preciso aperfeiçoar a escrita, sabe? E pra isso acontecer, preciso voltar a ler mais. Estou conseguindo parar com a preguiça de ler textos na internet. Pelo menos isso ♥

      Excluir
  14. É isso mesmo que acontece. Me vi assim ano passado. Relaxei muuuuuuuuuito. Minha mãe toda hora ficava me falando "você está viciada nisso". De modo que, terminou o ano e o que eu li? Uns 15 livros, quando minha meta era 50. Até que ela virou pra mim e disse que, pra eu tomar vergonha na cara e se eu não ia ler 50 livros, que eu parasse de ficar mentindo nas redes sociais e principalmente, mentindo para mim mesma. Acho que foi o maior tapa na cara da vida. Porque era isso mesmo, eu andava mentindo pra mim, achando que conseguiria fazer as coisas, quando na verdade eu nao conseguia, e simplesmente porque eu não queria. Já que tempo eu tinha, mas fiquei nessa onda de Netflix e fazendo maratona de séries que, por incrível que pareça, eu já tinha até visto antes. Daí que esse ano eu tomei meu gole de semancol hahahahaha e voltei a vida de bookaholic. Comecei longo comprando um bando de livro, pra ver se ajudava e tem ajudado. Muito. Tô leitora voraz de novo, e olha que faço mestrado, que toma um tempo danado e ano passado eu não estava fazendo absolutamente nada. Não tava trabalhando, não tava estudando, não tava nada. E olha só, já li 5 livros em um mês. Então, realmente, a gente precisa organizar nossas vidas, porque as vezes ainda me pego fazendo maratona de PLL quando eu podia tá editando meu livro... mas a gente consegue. É tudo uma questão de voltar a praticar. Você consegue lôra. Escrever, ler e ser a mais nova best seller desse brasil esse ano. Eu boto fé! (fiz extão e tô na dúvida se vai ler kkkkkkkkkkkkk)

    Beijos meu
    Minion

    www.mayaquaresma.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAAAAAADOROOOOOOOOOOO COMENTÁRIO COM TEXTÃO ♥ Sim, eu li. E me identifiquei super nesse lance de maratona de séries que já assistiu (eu!). A gente precisa manter o hábito da leitura, justamente porque queremos desenvolver o hábito da escrita. Eu estava lendo o meu best seller e descobri que o começo dele está infinitamente mais moldado do que as partes que escrevi recentemente. Ou seja, algo errado não está certo.

      Beijo Minion. Feliz te ver de volta comentando por aqui

      Excluir
  15. Eu me identifiquei demais com o seu texto! Sempre gostei muito de séries mas sempre via com moderação e tinha tempo para ler, estudar, etc. Com a chegada do Netflix acabei deixando essas coisas de lado. Pior que não é apenas isso, acho que as redes sociais também acabam atrapalhando demais porque eu passo horas no Instagram.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, gostei da menção do Instagram. Os textos lá são tão mais curtinhos e tão mais fáceis, né? Acho que estamos aceitando o fastfood e ficando com preguiça do resto. Tô batalhando firmemente para isso ser só uma fase ruim. Por que né? TEM QUE SER.

      Beijo

      Excluir
  16. Eu tô passando exatamente pela mesma coisa! Sempre gostei muito de ler, mas faz um tempão que não leio nada. Mês passado peguei um livro pra ler, li 60 páginas e desisti, aí fui fazer o que? Assistir séries e filmes na Netflix. Tô começando a me preocupar com isso também e esse texto me fez abrir os olhos, vou tentar mudar!
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, fico feliz que o texto tenha ajudado a abrir os olhos. Eu tô me forçando todos os dias a ler mais (já comecei relendo os blogs que tinha abandonado). Que a mudança seja positiva para nós ♥

      Beijo meu

      Excluir
  17. Eu estava assim por causa da internet, passava horas lendo poucas frases no facebook, e minha vontade de ler livros foi diminuindo. Por sorte, consegui reverter isso.
    É horrível, parece que uma parte nossa se quebrou.
    Espero que consiga voltar ao normal <3

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte a tua, Brubs. Eu tô na fase de tentar reverter ainda. Ainda não retomei os livros, mas já voltei com os textões. Tá sendo sucesso, por enquanto. Que continue. E melhore sempre mais.

      Beijocas

      Excluir
  18. Eu me sinto assim também, ando lendo bem menos. Mas em janeiro consegui ler em menos de 16 dias o primeiro livro da série Outlander e fiquei mais orgulhosinha de mim. Só que agora tô empacada com Moby Dick e acho que vou precisar de pelo menos mais um mês pra acabar. Enfim, tentando me dedicar mais pros livros, pra retomar meu "eu" hehe


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  19. Compartilho do mesmo sentimento, sempre fui uma amante de livros, comprei vários pra tentar fazer uma estante mas ultimamente eles estão simplesmente empilhados e eu com preguiça (e falta de tempo?) para ler. Tô mais conectada nas séries, no youtube e nesses textos curtos do tumblr e facebook, não sei pq, mas tenho sentido essa preguicinha de ler livros tbm aaaa :/

    http://sublimecapital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gente está se acostumando com as coisas mais rápidas, acho. Tem que correr para reverter, antes que não dê mais jeito. hahahah
      E falta de tempo é um assunto que sempre me pego pensando. A gente não tem tempo, ou não sabe coordenar o tempo que tem?

      Beijo

      Excluir
  20. Eu também deu uma pausa nos livros. Antes, eu lia um livro por mês, mesmo com a faculdade. Hoje sem faculdade leio um por semestre.
    As séries tomam muito tempo mesmo né.
    Também quero mudar isso. Já iniciei um livro e espero terminá-lo até o final do mês.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, tomara que você consiga. Na parte dos livros, eu ainda estou me enrolando uma vida. Mas voltei a ler blogs e textões. Já é um bom começo ♥

      Excluir
  21. Mal da nossa geração, né?

    No meu caso, até que estou tranquila em relação às minhas leituras. Além de todas as do meu curso (Letras), ainda gosto de ler por fora. Não sou exatamente "devoradora de livros", mas, no meu próprio ritmo, conheço vários personagens, vários mundos, várias formas de pensar.

    Mas minhas séries... Frequentemente elas não estão em dia, hahaha!

    Beijos, Mafê! Sucesso com todas as mudanças positivas que você tem em mente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laris, que maravilha de comentário. Me deu um cachoalhão que só. Preciso trocar a prioridade das coisas :)

      Beijão

      Excluir