AQUELA MANIA CHATA

|

4 de maio de 2018


A verdade é que a gente cresceu aprendendo a reclamar e a gente reclama por puro prazer. Não ter algo pra reclamar faz a vida parecer fácil demais e a gente tem sofrido tanto, não é? O ser humano tem uma insistente mania de reclamar por reclamar, sem chegar à pessoa que pode mudar a situação.

É que reclamar é cômodo, faz com que nossa rotina pareça difícil e cansativa – nós aprendemos a admirar as pessoas com vidas difíceis. E Deus me livre se não houver o que reclamar – não pode nunca estar tudo perfeito, tem sempre alguém, tem sempre algo, tem sempre um quê fora do lugar.

Fato consumado: reclamar é prazeroso. É prazeroso colocar a culpa num outro ser, numa outra circunstância. É prazeroso tirar o nosso da reta e apontar o dedo julgando e reclamando. Reclamar é fácil, não é preciso fazer nada além de soltar umas meras palavras sobrecarregadas de um pessimismo enorme.

É até engraçado porque reclamam demasiadamente do outro. Passa-se de lugar a lugar reclamando. Nem se conhece a pessoa, mas já se sabe o tanto de reclamações que tem dela. Entretanto em momento algum se vê a necessidade de chegar e reclamar diretamente com a pessoa – Deus me livre novamente! Deus me livre resolver o problema e não ter mais sobre o que reclamar.

Reclamar por reclamar não tem sentido.

Se a situação está ruim, fale com quem possa ajudar, mas fale, não reclame. Grande parte dos nossos problemas é resolvida em pequenas conversas, não há necessidade de sair reclamando o tempo todo. Reclamar desgasta. Reclamar traz uma carga negativa que cansa e suga. Suga quem fala e suga quem ouve.

A gente vive numa incessante jornada de tentar fazer com que a vida fique mais leve, mas vivemos também numa insistente concorrência com o outro de quem tem a vida pior, de quem tem mais do que reclamar, de quem tem mais motivos para sofrer. Parece que a piedade alheia tem sido nosso conforto enquanto achamos motivos fúteis para sustentar o ato da reclamação.

Reclamar é verbo e como todo verbo requer uma força para que a ação se concretize.

Mas não se esqueça que a gente veio pra ser leve e reclamar torna tudo mais pesado.



comentários pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...