icones sociais

Fazendo silêncio em todo lugar


Ela falava sobre odiar despedidas e eu só conseguia abanar a cabeça em negação. Definitivamente eu não concordava com o termo. “Odiar despedidas”, onde já se viu?

Ok, eu nunca fui muito fã.

Meu caso de carinho tem pouco tempo. Mudou depois que as despedidas começaram a ser doces, trazendo umas lágrimas bonitas e deixando o coração gigante de tão pequeno dentro do peito. É uma sensação agridoce tão linda: o peito espreme e aperta e dói, mas ao mesmo tempo se infla de um carinho genuíno e um amor que quer transbordar – é onde chove nos meus olhos verdes acastanhados (ou seria castanhos esverdeados?).

Eu bem me lembro do dia que provei o gosto novo.

Primeiro veio aquela despedida rasgada, sabe? Uma porta que bateu num baque surdo, uns abraços que demoraram uma eternidade para se soltar – e ainda assim a eternidade pareceu pequena demais. Depois umas lágrimas engolidas nuns soluços que teimavam escapar e eu, patética e boba, tentava esconder. Achei que os óculos escuros resolveriam o problema, mas esqueci que quem enxerga alma não cai em disfarces quaisquer.

Depois veio uma despedida mais doce.

Era um tchau que eu já havia dado, mas me apareceu no meio da tarde com uma nova oportunidade e eu resolvi me despedir de novo. Arrisco dizer que toda cidade parou para ouvir e acho que a despedida tem um tanto disso: fazer silêncio em todo lugar. O ‘adeus’ não precisa ser mencionado para ser entendido — ele é sentido.

Eu me apeguei nessas despedidas com cheirinho de até logo.

Gosto das despedidas porque se incomoda e apequena, é porque fez sentido, porque teve alguma importância, qualquer significado. Eu me apeguei nessas despedidas doces e suaves, nesses beijos de adeus com vontade de até breve, nesses laços que se desatam sem querer deixar de ser nós.

Guardo esses “tchaus” bem cuidados, num cantinho bem arrumado da cabeça – e do coração. Tem despedidas que nos presenteiam, sabe? Nos roubam e nos devolvem na mesma proporção...

E é tão doce. Saboreio.

Como é doce...


Comentários

Instagram