icones sociais

Até que os amores se vão


Desculpem-me os incrédulos e desiludidos convictos, mas eu nunca duvidei do amor. Nunca duvido. Embora já tenha me aparecido opaco, enfeitado com características inexatas, se fazendo possuidor de uma mansidão que não era sua. Mas do amor eu nunca duvidei. Não duvido. E me atrevo a dizer que nunca duvidarei, nunca o farei.

Eu duvido do tempo.

Do tempo de vida, das promessas, de infinidade. Desse, talvez eu duvide por praxe, por uma insegurança inventada, que no fundo não tem fundamento, razão. Só por praxe. Talvez seja pelo fato de que eu me permito imaginar o desamor. Por aceitar que o que foi pode vir a não mais ser embora já tenha sido, embora a intensidade

Em verdade, não é o amor que tende esvaecer. Amor que é amor, robusto, enraizado feito algo imutável, não padece, não se vai, não muda. Amor não morre, se morreu, não era amor. E depois? Depois, um sempre sofre, se acaba por dentro, definha até que (re)descobre a vida. Antes, com os olhos sem vida e pedaços do coração dilacerando a vida por dentro, tornava-se fácil enxergar a injustiça de um sofrimento unilateral, só de um.

E agora?

Agora, o prazeroso é ver e sentir que o novo sempre vem. É acordar um belo dia resoluto, a ponto de não mais querer sentir aquele deslumbramento, aquela obsessão. Aquela fascinação cega. Quando num dia daqueles, anos depois, relembrando o bloqueio dos primeiros meses de luto, a ponto de começar a… rir! Balançando a cabeça como quem nega e sorri.

Sorri por finalmente ter aceitado as circunstâncias. Por ter tornado o que se foi em algo muito maior… Mas agora dentro de si, sendo só intimidade. Fazendo — finalmente! — parecer lógico o que tantos pregam por aí sobre o amor: “O amor está em nós”, mesmo que muitas vezes projetado em outro ser. Mas continua sendo nosso. 

Sendo algo capaz de nos confirmar humanos. E de modo a enfatizar, digo-lhes ser esse o motivo pelo qual ele não morre, apenas transfere-se. Eu nunca duvidei do amor. Nunca duvido. E me atrevo a dizer que jamais o farei.


Comentários

Instagram