icones sociais

Pare um pouquinho, descanse um pouquinho.


O tempo não para. As horas correm soltas, numa pressa desvairada. Amanhece e anoitece sem nos darmos conta. Somos empurrados pela rotina, somos engolidos pelas responsabilidades, somos obrigados a seguir o baile... Somos? Não. Nem sempre.

A humanidade está cada vez mais tomada por crises de ansiedade e ataques de pânico. Nessa urgência de se encaixar, nessa pressa de viver todas as horas conforme ditam as "regras" (assim, bem entre aspas mesmo), somos tomados por um desespero animalesco. O grito trava na garganta, os olhos ficam arregalados e atentos. Muitas vezes a gente senta e chora. É como se o corpo inteiro entrasse em colapso para, só assim, conseguir a atenção que precisa. É cada vez mais necessário parar para se ouvir, parar para respirar. Parar, apenas.

São quase três semanas que paramos as atividades por aqui. Meu notebook anda zoado, eu ando sem paciência para ele, a vida foi se desenrolando em proporções grandiosas e eu precisei parar e dar um tempo. Antigamente eu morreria de vergonha por fraquejar, mas hoje entendo que essas paradas são tudo, menos sinônimo de fraqueza. É preciso de muita coragem para se encarar e ver que as coisas não vão bem, é preciso de muita coragem para ver uma desordem, sentar e arrumar. É preciso de muita coragem para parar de empurrar as coisas com a barriga.

Foram quase três semanas de avaliação. De tudo: avaliação interna, avaliação geral. Precisei desse balanço para entender até mais de mim, entender onde quero chegar com tudo isso, entender qual o propósito de todas as coisas. Foi preciso, sabe? Do jeito que estava não estava legal pra mim, não havia motivos para continuar. Ao primeiro sinal de alerta, eu senti que era hora de parar, reavaliar, parar o tempo que fosse necessário e, só então, retomar.

Hoje retomo os remos desse barco. Ainda não sei bem como iremos continuar, mas sei que iremos. Vamos seguindo, sempre em frente, e ajustando tudo no caminho. A verdade é que a gente até pode parar — mas para respirar, não para desistir. ♥


Comentários

Instagram