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Administrando seu tempo, melhorando sua vida!


A premissa de que “time is money” está totalmente defasada! Tempo é muito mais que grana, tempo é VIDA!


E vida a gente não deve sair desperdiçando por aí, não é? Prefiro rasgar dinheiro a desperdiçar vida! Então, ideal mesmo é tentar colocar ordem na confusão, para que todos os compromissos caibam dentro do nosso tempo. E não falo só de compromissos “formais” não, nem dos chatos, nem só aqueles que obrigatoriamente temos que cumprir, do tipo trabalhar, entregar relatórios, ir a consultas médicas, etc. Falo também da parte bacana da coisa toda, como namorar, ir ao cinema, ver os amigos, brincar com os filhos, fazer nada... ah, o ócio (sim, também deve sobrar tempo para fazermos nadinha de nada de vez em quando).

Como tudo na vida, isso exige organização, disciplina, mudança de padrões e hábitos, comprometimento e estabelecimento de prioridades. No começo parece difícil, mas depois entra no modo automático e flui que é uma beleza! Portanto, não desista nas primeiras dificuldades, hein?


Conceitos importantes aqui são: urgente, não urgente, importante, não importante.
A gente acha que é tudo igual, mas não é mesmo. Por isso, normalmente terminamos nosso dia com a sensação de estarmos exaustos e esgotados, mas de não termos feito quase nada do que previmos ou do que era necessário... porque nos perdemos entre o que é urgente, importante e assim por diante. Trocamos mesmo os pés pelas mãos, colocamos a carroça na frente dos boi... Enfim.

Obviamente, nunca conseguiremos encaixar tudo o que queremos e precisamos fazer dentro de um período determinado — pode ser um dia, uma semana, um mês, um ano, dez anos, ou numa vida inteira. Temos que priorizar. Abraçar o mundo definitivamente não dá e quanto mais o tentarmos, menos conseguiremos. E mais frustrados seremos!

Apenas podemos gerenciar nosso tempo e nos tornar mais assertivos em nossas ações, se soubermos priorizar o que é importante, em detrimento das urgências. Sim, isso mesmo! Foco no importante e não no urgente! É exatamente aí que a maioria peca.

Nossos projetos pessoais, profissionais e nossa vida inteira, devem ser pautados naquilo que é importante para nós. Naquilo que trazemos em nosso íntimo. Lá no âmago mesmo. Partindo desse princípio, podemos reconhecer mais facilmente as tarefas importantes, aquelas que devem ser resultados de nossas escolhas conscientes e ações planejadas. Isso é totalmente diferente das tarefas urgentes.

Cuidar das urgências é só ir reagindo ao que vai aparecendo na nossa frente. É sinônimo de descontrole. Para controlar as urgências, ou seja, aquelas atividades que exigem nossa atenção imediata, devemos ser proativos, planejar nossas tarefas, fazendo escolhas mais alinhadas com nossos valores e evitando o estresse e a frustração típicos de quem está a todo tempo remando contra a maré.

A maioria das pessoas é infeliz a maior parte do tempo porque só cuida das urgências. Aquilo que as faz vibrar de verdade, aquilo que é parte da essência delas, as coisas importantes, ficam de lado porque não sobra tempo. E não sobra tempo porque o tempo está sendo canalizado em resolver urgências. Que tal revertermos esses valores e deixarmos de apagar incêndios para sermos, de fato, felizes?

Vamos começar devagarzinho essa faxina e reorganização interna. Um passo de cada vez. Vale a pena começar os esforços, não vale? Ficam aqui algumas dicas baseadas na matriz de administração do tempo e produtividade de Eisenhower:

* Faça (importante e urgente)
* Decida (importante, mas não urgente)
* Delegue (não importante, mas urgente)
* Delete (não importante e não urgente)

O cenário ideal é quando a esfera de coisas importantes em nossa vida ocupar uma proporção maior que as demais. Quando isso acontecer, significa que aquela vida estará pautada nas coisas que realmente são essenciais. E a pessoinha por trás dela estará rindo à toa! Quem sabe essa pessoa não pode ser você?


“O que é importante raramente é urgente e o que é urgente raramente é importante”.
(Dwight Eisenhower, 34º presidente norte-americano)



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