icones sociais

O OSCAR E AS PREMIAÇÕES DO CINEMA


A temporada de premiações do cinema encerra-se no seu auge: com o Oscar, o prêmio máximo da Academia de Cinema, em que os melhores de suas categorias são exaltados e premiados.

Ganhar é a honraria máxima, porém, só de ser indicada, a pessoa já se vê valorizada, perante o próprio mercado, seus colegas e telespectadores. Afinal, ter o “indicado ao Oscar” associado ao seu nome já traz grande prestígio.

Até a noite do Oscar, vários eventos são organizados pela Academia para celebrar os indicados. Almoços, reuniões, jantares e encontros com a imprensa. Tudo para valorizar aqueles tidos por seus pares como “os melhores do ano”.

Os membros da Academia são aqueles que já ganharam o prêmio nos outros anos, ou que foram especialmente convidados para compô-la. É uma honraria e uma responsabilidade, afinal, são muitas as categorias a serem analisadas.

Independente de tudo isso eu digo: nem todos os filmes que concorrem são maravilhosos, nem todos os que ganham são os melhores do ano. É claro que nenhum prêmio consegue ser unanimidade e agradar todo mundo. E os critérios usados para “melhor filme”, “melhor ator/atriz”, ou melhor qualquer outra coisa, são totalmente subjetivos.

Há também muita conversa de bastidores, promoção de determinados filmes, enfim, aquela velha política que circunda dinheiro e poder.

Independente de tudo isso, eu adoro as premiações. A valorização do cinema e de todos nele envolvidos. Assisto o Oscar há anos. Porém, com o tempo, desenvolvi meu próprio senso crítico. Assisto aos filmes, comparo-os, e escolho os meus favoritos. Assim, consigo aproveitar e extrair o melhor de todos, não só daqueles mais “badalados”.

O melhor da Academia é que, nos últimos anos, ela tem ficado mais inclusiva, trazendo filmes de diferentes realidades, origens e histórias. Quem ganha somos nós.

Então, minha dica a você, iniciante ou experiente na arte das premiações, é pegar uma pipoca e se divertir. Apreciar esta festa cinematográfica e se aventurar nos filmes e atuações. Contudo, saia do óbvio. Para além do melhor filme, procure saber mais sobre os candidatos das outras premiações. Melhor filme estrangeiro não decepciona, melhor documentário, melhor fotografia, melhor produção de arte, por exemplo. São todas categorias que compõem um filme. Que fazem dele a sétima arte.

Assim, poderá afinar sua sensibilidade e aproveitar esta arte da melhor maneira. Ou assista todos e se deixe levar. Afinal, cinema foi feito para, acima de tudo, entreter. E já tendo visto todos os candidatos para este ano digo, cumprem essa missão com louvor.

Bons filmes e boa noite do Oscar!

Comentários

Instagram