icones sociais

Por que tanta expectativa para o carnaval?


Estamos em contagem regressiva. Nessa época, a sensação é quase uma Copa do Mundo só que num país único. Brasileiro se prepara para entrar em campo com sua melhor fantasia e um bom folião sabe que serão dia memoráveis de magia.

Mas já parou para pensar o motivo de tanta expectativa ?

fonte
Carnaval é vendaval, é riso solto e peito ardendo de euforia. É pular até cansar e mesmo depois que cansa, não sai da folia.

Não é a toa que é um dos feriados mais esperados do ano: são quatro dias de festa! Mas vejo muito mais que confete por aí, vejo o Carnaval como uma coisa muito importante e bonita. Espero que você possa ver com meus olhos através das minhas palavras. Sem pensar nas tragédias e notícias ruins. Apenas como é a proposta pura e simples de ter essa experiência.

Carnaval é a oportunidade que muitos tem de ter um gostinho de liberdade.

É tempo de soltar o grito da verdade, pular em cima da mediocridade e se permitir a alegria sem censura. As pessoas saem nas ruas repletas de Glitter e alegorias. É poder estar ali, com todo mundo junto e misturado, brincando com o desconhecido do lado. É momento de se despir de preocupações, contas e boletos. É esquecer dos outros e não querer agradar ninguém além de você mesmo. Me lembra muito a música da Frenéticas “Abra suas asas, solte suas feras. Caia na gandaia, entre nessa festa!” E nessa festa vale tudo, pode sim dançar homem com homem e mulher com mulher! O que não vale é o preconceito e o desrespeito.

Chega Fevereiro (ou Março)e o coração já vira bateria, abre alas para viver essa deliciosa utopia. Onde tudo é bonito e o desejo é liberto. Esquecer os anseios e deixar as bochechas doendo de tanto sorrir.
fonte

De Norte a Sul, Leste a Oeste. Seja no PelÔ da Bahia, no frevo de Olinda. Sapucaí ou bloquinho de rua, trios elétricos por todo canto. É chegada a hora de abrir o baú de grandes emoções, soltar as personagens guardados o ano todo, que entram em cena no momento em que se batem os tamborins.

O resto do tempo, muitas pessoas deixam de viver intensamente, deixam de mostrar aquilo que querem de verdade, por medo do julgamento, da maldade. Carnaval é relembrar a infância, os tempos de criança e dar cambalhotas sem que alguém pergunte sua idade, é se divertir com chuva, com lama, na praia, no campo ou na cidade.

Você pode ser muitos em um só. Pode ser Mulher Maravilha, Flash ou Super Man, imaginar que é um pirata, astronauta e anjo também. Pode só brincar com as cores, sons e amores.

As notas das escolas de samba anunciam o final da malandragem.

Quando acaba, os pés estão cansados, as responsabilidades começam a pesar, a realidade tende a voltar. Cada um se olha no espelho com medo de se encarar. As maquiagens, e as máscaras com brilho são retiradas, algumas ficam guardadas e outras entram em manutenção até o próximo ano.

Vamos voltando ao teatro da vida, que nem sempre é tão colorida, mas pode ser leve e bem vivida. Não espere o Carnaval acabar para se dar conta de que o MUNDO é mundo! E nem espere o próximo ano para pedir bis, o tempo é implacável e não espera ninguém para ser feliz.

Comentários

Instagram