icones sociais

Qual é o problema em dizer não?



Você tira o teu sossego, fica ansioso, sente que o que está fazendo é vergonhoso por não saber negar alguma coisa ou alguém? Isso pode ser, além de perigoso, altamente agressivo para sua autoestima. Qual é o problema em dizer não? Eu diria que o problema está justamente em não dizer.

Já parou para pensar quantas coisas você fez; quantas balinhas no sinal comprou; quantos sabores desconhecidos provou; panfletos na rua pegou; só pelo fato de não negar algo?

Isso tem muito a ver com um comportamento consumista, o que pode trazer um grande prejuízo  — não só financeiro. Comprar algo por impulso e deixar encostado, é uma energia que fica estagnada na sua vida. Pior que levar para casa um objeto que ficará em desuso, é deixar alguém fazer uso de você.


Muitas pessoas, por diversos motivos e marcas históricas, não costumam dizer não; enquanto outras, por suas próprias questões emocionais também, possuem dificuldade em receber e provavelmente vão insistir para conseguir aquilo que querem. Agora imagine esses dois tipos de pessoas se encontrando por aí com seus respectivos “nãos” sufocados. Enquanto umas empurram propostas e se revoltam com a negação, outros que não sabem como articular a mesma, acabam cedendo e fazendo aquilo que não querem.

Constrangedor, né? Abusos de todos os tipos são provenientes desse dilema. Tanto de terceiros, parceiros, quanto de nós para com nós mesmos.

Se alguém tem dificuldade para receber o não, pode ser pelo fato de não saber lidar com a contrariedade. E quem não sabe dizer NÃO, pode passar a mensagem de não saber se cuidar, se priorizar, se respeitar, se amar em primeiro lugar. Por medo de não ser aceito; por não se aceitar.

Ambas as situações nascem do medo da rejeição. São expectativas anuladas, propostas devolvidas e isso causa sofrimento, pois as pessoas também sentem que não são atendidas.

Ademais, precisamos saber rejeitar o que não queremos e entender que não se pressiona ninguém, seja na rua, no escritório, na loja, no bar, no parque, na praça ou na cama. Mas, caso você esteja do lado da resposta, respira fundo, saiba que não há nada de errado em dizer NÃO!

Seja para nunca mais ou quem sabe um dia. Mas HOJE, NÃO!

Comentários

Instagram