icones sociais

04 passos para trabalhar seu amor próprio


Muitas mulheres chegam até mim pra dizer que não sabem como se amar, que não possuem amor próprio e que, quando se trata de amar a si,  nem sabem por onde começar… Se você se identifica com esse pensamento saiba que, em primeiro lugar, você não está sozinha no mundo e, em segundo lugar, que você precisa trabalhar essa realidade na sua vida JÁ.

Uma das coisas que aprendi sobre relacionamentos — estou longe de ser uma expert no assunto, só pra deixar bem claro! — é que oferecemos apenas aquilo que temos. Só é possível amar alguém de forma saudável se tivermos essa relação com nós mesmas antes.

Desta forma, eu deixo abaixo alguns passos que trabalhei e trabalho diariamente em mim mesma para melhorar a minha relação comigo. Preciso deixar claro que é uma questão de exercício e prática diária, que temos recaídas sim, e que é preciso estar sempre atenta, pois tendemos a repetir nossos padrões e romper com eles é algo que nos exige muito esforço. Bora lá.

1. TRABALHE A SUA MENTE:
Em primeiro lugar você precisa identificar os pensamentos que tem a seu próprio respeito, tudo o que você vê de negativo em si mesma, os defeitos que não deixa de enumerar, que a incomodam. Identificar tudo o que te faz sentir insatisfeita com você mesma. Depois de fazer isso, você precisa mudar a forma que você se vê, trabalhando sua mente para, quando a autocrítica e autodepreciação vierem com força, você conseguir combatê-las com afirmativas positivas sobre você. Elogie-se, não dê foco aos seus pontos negativos e passe a valorizar o que há de bom em você, não deposite nos outros a necessidade que você tem de aceitação: aceite-se a si própria e aprenda que é isso que realmente importa.

2. CUIDE DA SUA SAÚDE:
Sobre saúde entenda não apenas a saúde física, do corpo, mas também a sua saúde mental e espiritual. Cuide-se. Quando temos problemas de amor próprio e autoestima, a primeira coisa que fazemos é nos deixar de lado, em todos os sentidos. Então, nesse ponto, você passa a tomar as rédeas de si própria. Cuide do seu corpo, exercite-se, faça algo que gosta, não permaneça inerte.  Além de melhorar sua saúde corporal, os exercícios liberam hormônios que te fazem sentir mais feliz o que é ótimo pra nossa autoimagem. 

Cuide da sua mente, leia bons livros, estude, se enriqueça intelectualmente, faça uma terapia para te auxiliar a se entender melhor, para te ajudar a lidar com seus problemas e dificuldades, nada melhor do que uma ajuda profissional. Cuide da sua espiritualidade, não digo aqui em um sentido religioso, cada um possui sua própria fé, ou não. Mas leve a espiritualidade para um sentido mais amplo, para aquilo que te conecta com o outro, com o mundo em que você vive.

Qual seu papel nesse formigueiro humano onde estamos? Procure descobrir seu propósito de vida e abrace-o com toda a sua força. Envolva-se em trabalhos voluntários, artísticos, com causas sociais... Faça e seja a diferença na vida de outros mas, principalmente, na sua.

3. CRIE SEUS RITUAIS:
Torne sagrados os seus momentos a sós, crie rituais e insira-os no meio da sua rotina, torne especial cada momento que você tem consigo. Por exemplo, faça do seu banho o seu momento, ligue uma música, acenda um incenso, pingue algumas gotas de óleo essencial no box, curta-se.  Pode ser o seu momento do almoço, do jantar, aquela vez na semana que você faz uma massagem no cabelo, que se leva pra tomar um café em um lugar que ame… pegue esse momento e faça-o seu. Dê importância a ele, valorize-o como algo prioritário pra você, afinal você é o que você tem de mais importante nessa vida.

4. NÃO ACEITE MENOS DE NINGUÉM:
Após começar a exercitar sua mente e trabalhar seu relacionamento com você mesma, amando-se mais, cuidando-se, investindo seu tempo em você mesma, passe a não aceitar de ninguém menos do que tudo isso. Você é importante. Você é essencial. Você merece ser feliz e ser amada. quando você entende isso, entende a sua grandeza, passa a não aceitar que nada menor tente te vestir.


Espero que esses passos te ajudem a melhorar a sua relação com você da mesma forma que me ajudam diariamente. Precisando, é só chamar! Xêru!



barbara marca
Geminiana, indecisa e confusa. Procura pela beleza das coisas simples. Cursou direito, mas foi na poesia que encontrou sua verdadeira paixão. Criadora da página @babiemversos, acredita que o importante é fazer a diferença na vida de quantos puder.

Comentários

Instagram