icones sociais

Atuação dos psicólogos além da clínica


É engraçado, desde bem miudinha sempre fui apaixonada por histórias, sejam elas reais ou não. A ficção dava asas a minha imaginação, já as histórias reais corpo a corpo, tete a tete me entusiasmava. Conforme a gente cresce, há dois caminhos: deixamos para trás alguns costumes ou ele se intensifica. No meu caso, o desejo de escutar permaneceu, decidi então tornar aquilo como uma profissão. Por que não?!

Não pense que essa ficha caiu assim como uma luva, precisei pesquisar muito para chegar a conclusão de Por que Psicologia? E se eu não quiser apenas atender em clínica? Por isso listarei aqui alguns campos de atuação do psicólogo fora da clínica.

1. Psicologia Jurídica: É voltado para a cidadania, combate à violência e direitos humanos. Também faz acompanhamento de crianças no processo de adoção, estudos na área criminal e outros.

2. PSICOLOGIA ambiental: Estuda as interações do indivíduo no ambiente natural ou físico. É interligada nas áreas de arquitetura & urbanismo, paisagismo, geografia, sociologia e outros...

3. neuropsicologia: Estuda as relações entre o cérebro e os comportamentos, ajudando a retomada de uma vida mais produtiva. Ele pode ser consultor em mecanismos da memória, afeto, raciocínio, atenção, percepção e todas as funções que nosso cérebro designa para o corpo.

4. PSICOLOGIA de trânsito: Realiza avaliações psicológicas e ações educativas para o trânsito, tais como ações socioeducativas para crianças e adultos visando ter um trânsito mais tranquilo sem acidentes.

5. PSICOLOGIA educacional ou Escolar: O psicólogo escolar tende visar melhorias para o desempenho do aluno, ajuda também o aluno em relação a a escolha da profissão.

6. PSICOpedagoGIA: Basicamente igual ao item 5, porém ele está ligado diretamente ao conteúdo que é dado no meio acadêmico detectando as dificuldades alunos x professor.



7. PSICOmotricidade: Desenvolvimento das terapias psicomotoras. Auxilia a prevenção e reabilitação. Exemplo: Um aluno especial sem ânimo de ir para a escola, o psicólogo faz orientações para a família afim de estimular o aluno e perceber possíveis desconfortos e dificuldades.

8. PSICOLOGIA organizacional e do trabalho: As empresas, sejam elas micro ou macro, precisam da atuação do profissional para desempenhar um ambiente saudável entre os colaboradores como motivação/feedback. Atua também no setor de contratação e desligamento do funcionário.

9. PSICOLOGIA social: Realiza pesquisas no meio que o indivíduo está inserido na sociedade como pessoa. Tais como a casa, penitenciárias, instituições acadêmicas, asilo, orfanatos... Então o psicólogo social propõe politicas públicas para a melhoria de vida das pessoas (é fortemente ligado a assistência social).

10. PSICOLOGIA clínica: O psicólogo clínico auxilia o paciente na compreensão, visando atenuar o sofrimento causado pelos grupos sociais e meio que o individuo está inserido.


E não para por aí, esses campos de atuação tem muito mais a serem explorados. Fora outros campos onde visamos buscar nosso espaço na contribuição de uma sociedade mais igualitária com mais compreensão. Vamos ganhar muita força nos próximos anos, posso contar contigo?




nath salles
•Acadêmica de psicologia por culpa do capitalismo.
•Atleta de Jiu-jitsu para bater em machistas.
•Palhaça de hospital.
•Ativista política.
•Escritora engajada em causas amorosas, conte-me a sua!

Comentários

Instagram