icones sociais

Mulheres que fizeram parte do movimento artístico brasileiro

Foi celebrado no dia 08 de março o dia internacional da mulher. Desde os primórdios a figura feminina visa mostrar que a vida é bem mais do que cuidar de uma casa e dos filhos. Atualmente as mulheres buscam seu lugar na sociedade como indivíduo gerando identidade em assuntos como ciência, tecnologia, inovação, arte e afins.

Em homenagem à elas, mostrarei três inspirações de mulheres que deixaram sua marca no Brasil e no mundo, com muita honra e maestria.

1) Carmen Miranda (1909-1955) - Cantora e atriz:
fonte
"O que que a baiana tem?". Pelo menos uma vez na vida algum brasileiro já cantou essa música icônica da Carmen. Seu primeiro disco vendeu aproximadamente 35 mil cópias. Seu sorriso cativante, interpretação teatral e a maneira de se vestir caracterizavam, de longe, sua personalidade. Em 1939 Carmen foi para Hollywood gravar filmes e fazer shows. Mesmo após seu falecimento a cantora ainda é influência em movimentos culturais como o Tropicalismo.





2) Tarsila do Amaral (1886-1973) - Pintora e desenhista:
imagem Google
A artista Tarsila retratava o cubismo em suas telas. A mais conhecida é Abaporu, que até hoje é a obra de maior valor de um artista brasileiro. Em 1973, Tarsila morreu, vítima de depressão. Foi homenageada pela União Astronômica Internacional, no dia 20 de novembro de 2008, que deu o nome:"Amaral" a uma cratera do planeta Mercúrio.

3) Chiquinha Gonzaga (1847-1935) - Compositora, pianista e maestrina:
fonte
"Ó abre-alas que eu quero passar!"]

Chiquinha nasceu no Rio de Janeiro e era neta de escravos. No ano de 1884 estreou a opereta "A Corte na Roça" e foi nomeada a primeira maestrina brasileira. Com toque abrasileirado, Chiquinha deu  ritmos brasileiros nas músicas europeias como a valsa, polca e a mazurca.

Até hoje, no carnaval, toca suas músicas "Ó abre-alas" e "Lua Branca". Chiquinha Gonzaga teve mais de 2 mil composições ao longo da vida. A maestrina nos deixou, mas seu nascimento foi uma data tão icônica que o dia 17 de outubro, em 2012, foi declarado Dia Nacional da Música Popular Brasileira.


Quais brasileiras você lembra de ter feito história? Que mulher você gostaria de enaltecer aqui?



nath salles
•Acadêmica de psicologia por culpa do capitalismo.
•Atleta de Jiu-jitsu para bater em machistas.
•Palhaça de hospital.
•Ativista política.
•Escritora engajada em causas amorosas, conte-me a sua!

Comentários

Instagram