icones sociais

Detox de pessoas

escrito por Tamara Pinho
A moda dos últimos anos tem sido o detox, com certeza você já ouviu falar de sucos ou comidas que ajudam a limpar nosso organismo e que assim melhoram nossa saúde, não é mesmo? Pois se o detox é a nova moda e faz tão bem, por que não estendemos isso também para as pessoas e fazemos uma dieta de desintoxicação de todas aquelas que nos fazem mal?
desconheço autoria
Assim como as comidas, conviver com algumas pessoas também pode fazer mal a nossa saúde a longo prazo. Inclusive, acredito que os danos causados pelas comidas não tão saudáveis, são bem menores do que estar perto de pessoas que nos fazem mal.

Mas então por que é tão mais fácil utilizar todas as receitas de dieta detox que aparecem, mas é tão difícil nos afastar das pessoas tóxicas? A verdade é que não existe uma uma resposta correta, primeiro porque muitas vezes só enxergamos o mal que alguém nos faz quando é tarde demais. E segundo porque ainda vivemos em um mundo onde nos dizem que precisamos tentar o máximo possível cultivar relações e manter laços.

Pois já tem um tempo que venho notando exatamente o contrário: não vale a pena manter laços de amizade, ou mesmo que de convivência social, com pessoas que não nos fazem bem. Enfrentar o medo da solidão e desapegar das pessoas pode ser o melhor caminho para a limpeza que realmente precisamos.

Ninguém é obrigado a conviver com ninguém, nem mesmo relações de sangue são obrigadas a serem mantidas se não nos fazem bem, quanto mais relações que acontecem do dia para noite. Não é egoísmo escolher a sua saúde mental no lugar de pessoas que apenas sugam sua energia e que contaminam o ambiente com humores pesados.

Se afastar de pessoas que te fazem mal é essencial para o seu bem. Ninguém é obrigado a estar com o outro e não existe NENHUMA justificativa que te impeça de se afastar. Pessoas tóxicas sempre vão se fazer de vítima para que você se sinta culpado. Mas na verdade não existem culpados, pois a vida não é como nos filmes em que sempre existem os mocinhos e vilões.

Todo mundo tem em si uma parte Harry e uma parte Voldemort, em algum momento você pode já ter se identificado com a madrasta da Branca de Neve e já quis e ser a mais bela que existe. A verdade é que somos humanos e, como tal, temos defeitos e qualidades — algumas se sobressai a outras e principalmente, até mesmo o que é visto como qualidade para uns, pode ser um defeito para outros.

Por isso que o egoísmo de querer o nosso próprio bem não é algo a ser condenado e quando o “nosso bem” é se afastar de pessoas, mesmo que isso limite (ainda mais) o nosso círculo social, então essa é escolha certa a se fazer.

Nós nascemos sozinhos, a nossa maior e principal ligação com outra pessoa é cortada logo após o parto quando o cordão umbilical é cortado. A partir desse momento somos livres e somos únicos. Ao longo da vida vamos conhecer pessoas, vamos nos apaixonar, brigar, vamos esquecer pessoas, e podemos até nos tornar estranhos para alguns que um dia foram muito próximos. Mas a nossa caminhada sempre será de uma pessoa, mesmo que acompanhada em alguns pontos.

Por isso, seja sempre fiel a você mesmo.

E se for preciso faça detox. Faça todas as receitas de comidas e sucos detox que você encontrar, limpe seu organismo, cuide da sua saúde e do seu corpo. Mas, mais importante que isso, faça detox de pessoas e deixe na sua vida apenas aquelas que te fazem bem.



TAMARA PINHO
Antes de tudo pisciana! Sou jornalista e moro em BH/MG, escrevo sobre tudo e sobre todos, principalmente os desamores que insistem em aparecer, mas que pelo menos nos inspiram a escrever. Não lembro bem quando comecei a escrever a verdade é que sempre o fiz, é natural. Gosto de falar sobre signos (novidade), e os uso para explicar quase tudo o que acontece. Se quiser saber se mapa astral é só falar comigo, se quiser ler meus textos é aqui mesmo!

Comentários

Instagram