icones sociais

Cansei de ser sexy

escrito por Lu Sá Freire
Há alguns anos eu escrevi um texto, sobre uma garota linda que precisava desabafar, dizia ela que havia cansado de ser sexy. Como num jato só, vomitou verdades sobre uma rede social e se libertou. Achei, nos meus arquivos perdidos esse relato e gostaria de dividi-lo com você.

“Estica, aperta, alisa, esconde, cobre e descobre. Pinta! Borrou, retoca. Quantas noites esse processo já foi repetido e o resultado no final eram os sapatos na mão e pés machucados? É a pergunta mais retórica de todas se você for mulher! (Risos) E toda mulher tem amigas, por isso preciso de você. Quero muito confessar: CANSEI DE SER SEXY. E não pense que é recalque! Apenas olhei com mais atenção e pensei em todas as coisas que ando fazendo para ser a Barbie que esperam que eu seja e não a Monster High que me faz feliz. Sou adepta do bocão e uso batom vermelho, quando e como quero, e ninguém vai me dizer que ele não combina com meu tom de pele ou que não é de bom tom. Aumentei o volume da vida e resolvi dançar!

Gosto de refrigerante, só que também gosto de whisky - e os homens de plantão me mostrem onde diz que a exclusividade é de vocês! “Querido, nem eu, nem ele, somos propriedades sua; o que não quer dizer que, com algum esforço, você não nos consiga por uma noite.” Gosto de ler. E de ser inteligente. Não vou mais fazer aquela cara de burra quando contam uma piada. Meu humor é sarcástico e faço de tudo um grande motivo para sorrir, gargalhar, mostrar os dentes, mesmo que esse motivo seja você. Junto com os dentes resolvi soltar a língua, o verbo e as ideias. Saíram alguns palavrões e não espere desculpas. Cansei de ser a boazinha. Quando machucar eu vou gritar. Quando quebrar, não venha colar. Respeite meu espaço, minha dor, meu tempo. Minha cara lavada e minha opinião.

Descobri que vestido e tênis são confortáveis e nunca mais vou cometer autoflagelo por não caber naquele jeans da moda! Oras, que se f*** a moda! Eu tenho um corpo e preciso ser feliz com ele. Conhecer suas limitações e valorizar suas qualidades, PORQUE SIM, ELE TEM QUALIDADES. É minha responsabilidade mostrá-las aos outros. Não vou me depreciar na espera de um elogio. Minha insatisfação está diretamente ligada à força de vontade! Ando afrouxando os laços do espartilho e me permitindo falar alto, pense nisso você também. E corra, de preferência, atrás da felicidade, ela deixa flores por onde passa e não caminha a passos largos.”
Engraçado como 4 anos depois o texto permanece atual, a menina já não é mais a mesma, descobriu muitas outras coisas depois disso. Amadureceu opiniões, reafirmou outras e até descartou algumas. O que não mudou foi a busca pela identidade e amor próprio. Sem pressões sociais, pôde descobrir o que realmente gostava, adotou o ruivo, aprendeu a correr, não bebe mais refrigerante – ainda ama whisky - foi fazer trilha e nunca mais se sentiu a boneca de ninguém. Hoje, ela brinca de ser sexy até de pijama, porque o tal sexy appeal é um ingrediente que vem de dentro e está muito mais ligado à autoestima do que ao tamanho da saia.

Tento levantar essa bandeira todos os dias, são das pequenas vitórias que um movimento é feito. Espero que você, ao ler esse desabafo, compreenda, independente das suas escolhas, que você não precisa agradar a mais ninguém além de você mesma. Que felicidade é seu bem mais precioso e que só você pode mudar. Não deixe que te conduzam, seja você a decidir o percurso, as paradas e o destino final.



Lu sá freire
Apaixonada pelo laranja do fim da tarde, pela pureza da dor. Por cães e pelo interior. Tenho a mania de escrever a vida, que se vive e que se vê, acrescentando uma ou duas xícaras a mais de emoção. Jornalista de formação, criadora e criatura da Fala FOX agência de comunicação

Comentários

Instagram