icones sociais

O que é a verdade

escrito por Tamiris da Rossi

Dia desses participando de um café terapêutico. A coordenadora colocou uma situação de anos atrás e como a situação estava hoje, então, uma das participantes perguntou:
— O que é verdade? O sentimento de anos atrás ou a de agora em relação à esta situação (já que a situação não havia mudado)?

Num ímpeto respondi a ela:
— As duas afirmações são verdade.

E novamente o questionamento, mas e a verdade?



As duas situações são verdadeiras. Acontece que, em um primeiro momento, a situação era vista e sentida desta maneira, hoje a mesma situação é vista e sentida de outra. A situação não mudou, mas devido a um processo de auto conhecimento — e ao tempo também —, a situação pode ser vista de um outro ângulo, tornando-se bem mais leve.

Neste momento me dei conta de que a verdade pode ter várias faces, e não necessariamente uma delas será mentira.

E digo mais: a verdade pode sim mudar com o tempo, o que sinto hoje, posso não sentir mais daqui a alguns anos, e, não sentindo mais, não significa que o que sinto hoje seja mentira, só quer dizer que senti, mas o tempo e outros fatores contribuíram me fazerem não sentir mais.

Não vou citar a situação colocada em questão, mas, tem uma que acredito que a maioria de nós já tenha visto ou vivenciado: Relacionamentos.

Os que já tiveram a experiencia de ter um relacionamento que terminou, bem sabem que quando diziam ao outro que o amavam era verdadeiro, era o que sentiam, mas, o relacionamento termina e na maioria das vezes o sentimento em relação ao outro também (em alguns casos, justamente se termina o relacionamento porque o sentimento mudou).

Ou quem nunca viu alguém, achou que aquela pessoa fosse antipática e depois de conhecer melhor a pessoa percebe que ela não é nada daquilo que se imaginou sobre ela?

Com isto se pode, quem sabe, olhar o dinamismo da vida, perceber que muitas coisas mudam com o tempo e estas mudanças fazem parte, e principalmente entender que não é porque algo terminou ou é sentido de outra forma agora, que o sentimento, a fala anterior fosse mentira, quer dizer apenas que agora o sentimento, a forma de ver a situação é diferente, e ainda bem que é assim.


Quando eu era criança, pensava como menino,

sentia e falava como menino. Quando cheguei à idade adulta deixei  
para trás as atitudes próprias das crianças.  

1 Corintios 13-11



E você, qual a nova verdade a ser vista em sua vida?



TAMIRIS DA ROSSI
Uma eterna apaixonada por pessoas, palavras, pela vida e seus mistérios. Uma alma em construção, que vive com AMOR por AMOR e acredita que ele é a única força capaz de mudar o mundo..


Comentários

Instagram