icones sociais

Quarto de Despejo – diário de uma favelada.

escrito por Laura Aquino
Carolina Maria de Jesus foi uma escritora brasileira, nascida em Sacramento – Minas Gerais, que viveu na favela do Canindé em São Paulo com seus filhos. Era catadora de lixo e este foi seu ganha pão por quase toda a vida. Apreciava a leitura e a boa educação, era uma mulher crítica e interessada pela vida, política e tinha uma imensa vontade de vender suas obras.

Em Quarto de Despejo – diário de uma favelada, Carolina conta sua experiência ao viver na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo. As dificuldades que tinha de encontrar lixos em dias de chuva e o paraíso que era em época de eleição – período esse que a deixava indignada com tamanha falta de respeito das pessoas em jogar toda aquela papelada na rua, mas que em sua humanidade e contradição – que todos temos, também se via grata no final do dia ao conseguir algum dinheiro para dar de comer em casa. Essa obra foi publicada em quatorze idiomas.

O plot twist na vida da autora acontece quando um jornalista, Audálio Dantas, a conhece e se interessa pela obra daquela escritora improvável, que em meio a sua dificuldade sonhava em ser conhecida pelo que escrevia. Uma obra necessária para nós, brasileiras e brasileiros, que desejam uma mudança no nível social do nosso país. Também, de enorme importância para o cenário literário de autoras.

Usava da escrita como forma de se libertar da vida doída que levava na favela, onde muitas vezes se viu sem ter o que comer e servir para suas crianças. Esse é um diário daqueles que aperta, espreme, judia do peito enquanto se lê. Ao mesmo passo que propõe aprendizado, visto que uma vida como era a de Carolina, além de sofrida parecia que nunca mudaria de rumo.




laura aquino
Geminiana de Franca, interior de São Paulo. Apaixonada por livros, séries, filmes e música. Acredita que a arte move as pessoas para o que elas têm de melhor. Vive no mundo da lua e escreve seus devaneios num emaranhado de palavras que no finala acabam fazendo algum sentido. Ou não.

Comentários

Instagram