icones sociais

FILMES COM CRÍTICAS SOCIAIS FORTES QUE VALEM A PENA

escrito por Gabrielle Roveda


CAPITÃO FANTÁSTICO
Um filme sobre uma família que vive no meio da floresta desde sempre, longe da civilização e dos padrões do mundo, mas que por alguns motivos acaba precisando deixar o isolamento. Uma história de uma beleza inacreditável que aos poucos nos mostra várias visões de mundo talvez melhores ou quem sabe não... você quem dirá. Ah, o final é maravilhoso!

I AM MOTHER
Uma crítica científica ao mundo atual que vem se degradando, uma crítica ao ser humano no mundo e se compreendermos bem, uma crítica daquelas muito fortes. Uma menina é criada por um robô (Mãe) numa unidade impenetrável para repovoar o mundo que por algum motivo foi dizimado, mas as coisas e os pontos de vista mudam quando uma mulher visita o lugar.

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
Um ícone, apenas. Numa tradicional escola norte-americana só para garotos um professor confronta os ideais conservadores que pouco valorizam as expressões artísticas de seus alunos e limita sua liberdade estimulando o pensamento crítico e autônomo dos jovens de 1959.

SUÍTE FRANCESA
Um romance para adoçar a lista. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma mulher espera seu marido, um prisioneiro de guerra, enquanto sede sua casa para invasores alemães, mas acaba se apaixonando proibidamente por um dos soldados, sendo correspondida. Na guerra o coração vence?

BILLY ELLIOT
Um garoto faz luta, mas o que ele gosta mesmo é de dançar. Enquanto assiste a aulas de ballet que acontecem logo ao lado das suas, ele acaba gostando, mas há muitos obstáculos que o pequeno não se nega a ultrapassar.

QUANDO TE CONHECI
Mais uma ficção científica para a lista. Os Equals são uma nova raça de humanos do futuro, vivem numa realidade paralela em que não há sentimento, porém uma nova "doença" trás a tona o sentir e nos faz perguntar muitas coisas.

GÊNIO INDOMÁVEL
Um jovem tem um dom notável para matemática, mas é apenas um faxineiro numa universidade. As coisas só mudam quando um psicólogo enxerga seu talento e o ajuda a lidar com suas muitas emoções e sua personalidade, direcionando-o na vida.

o MENINO DO PIJAMA LISTRADO
Um filme sobre a amizade e um ícone do cinema. De um lado um judeu num campo de concentração, do outro o filho de um comandante. Ambos unidos pela inocência da amizade... Uma história para amar e também derramar algumas lágrimas.

A LIVRARIA
Na Inglaterra de 1950 uma viúva resolve abrir seu negócio, uma livraria. A oposição da época é grande, mas ela não desiste e nos mostra que ser forte vai muito além de quebrar as regras.

BIRD BOX
Um filme aclamado pela crítica e com diversos jeitos de ser lido. Uma mulher grávida, que não quer ter filhos, acaba presa em uma casa com outras pessoas após um surto apocalíptico, onde as pessoas enxergam algo e se suicidam, acaba sobrevivendo com duas crianças e tendo que salvar suas vidas, sem poder enxergar, na busca por um lugar seguro.

CIRCLE
Esse é o típico filme que faz sua cabeça explodir, temos pessoas em um círculo com suas personalidades e vidas distintas, cada pouco uma tem que ser descartada e morta por escolha dessas próprias pessoas. E nesse círculo vicioso muitas questões surgem na mente.

SEM LIMITES
Um escritor falido encontra um velho amigo e lhe é apresentada uma droga capaz de fazer com que tudo seja altamente produtivo e que você não tenha realmente nenhum limite. Ele sai do zero para um nível extremo, mas tudo tem seus efeitos colaterais e a vida vivida no 100% também tem.

Todos os filmes estão disponíveis na Netflix.



gabrielle roveda
1997. Escritora de gaveta, bailarina por paixão e sonhadora sem os pés no chão. Do tipo que vive mais de mil histórias pelas páginas dos livros, daquelas que quer viajar o mundo só com uma mochila nas costas, do tipo que acredita no amor a todo custo e dispensa de imediato pessoas sem riso fácil. Não sabe fazer nada direito, mas insiste em acreditar que o impossível é só uma daquelas palavras que vão cair em desuso e se vê tentada a tentar de tudo. Viciada em café e em escrever cafonices sobre si e o amor sem dizer nada ao certo. 

Comentários

Instagram