icones sociais

Se você aprendeu a ser feliz sozinho, você aprendeu a ser feliz

escrito por Tamiris da Rossi
Dia desses, chegando ao trabalho, uma amiga ria de mim. Disse que um outro colega na sexta, ao ir embora, passou por um carro onde uma moça ria e cantava sozinha, logo o primeiro pensamento foi: "Essa aí deve estar doida"

Qual não foi minha surpresa ao ter a certeza que a doida era eu?

Sei que quando dirijo sozinha, mesmo prestando atenção no trânsito, entro em um mundo paralelo, viajo com a música, canto, "danço", enfim... Aquele momento em que estou ali é tão meu, tão particular que, mesmo que pudesse perceber as pessoas me observando, eu não me importaria, é o meu mundo, o meu momento, e se isso me faz parecer doida aos olhos de outros, que assim seja!

Prefiro ser doida aos olhos deles, mas feliz a minha maneira!

Por um instante refleti quantas vezes nós olhamos para alguém que está a cantarolar, ou sorrir ou mesmo que esteja só de bom humor e pensamos: "Esse aí deve estar doido" ou "Hum, o que será que aconteceu que está tão feliz?" E assim vamos criando infinitas possibilidades de motivos para aquele sorriso e bom humor.

Então me perguntei: Por que é que tem que ter um motivo para ser feliz? Por que não se pode apenas SER FELIZ? Ser feliz apesar de? Ser feliz!

E quando falo Ser Feliz, não falo no estado de euforia vivido quando aquela notícia que a gente tanto esperava chega,ou quando o coração acelera quando vê alguém, ou quando a vida vem e nos entrega uma bela surpresa.

Quando falo em ser feliz, falo em decisão, em ser grato, em se sentir realizado com a vida que se tem. Grato/Realizado pela família, os amigos, a profissão, o carro, a saúde, a casa e tantas infinitas coisas que preenchem nosso tempo e espaço enquanto estamos de passagem por aqui.

Isso não quer dizer que ao decidir ser grato, realizado e então feliz, não haverá mais tribulações, dias difíceis ou problemas. Significa apenas que, apesar de tudo, você percebe que existem muitas coisas boas em sua vida, que você faz aquilo que sempre sonhou, que a criança que você foi um dia se orgulha do adulto que você se tornou e que ser feliz não é uma questão do quanto você tem ou do que você faz, mas sim de quem você é.

Não é algo fora de você, ou que dependa de alguém, é seu.

Já pensou como atribuir a sua felicidade a algo, ou alguém, pode ser perigoso?

Primeiro porque se esse algo ou alguém se vai, então sua felicidade (e porque não sua vida?) vai junto. E isso implica em duas coisas muito importantes: 1) Diminuir a capacidade nata que você, enquanto ser humano, recebeu para a felicidade, e 2) Dar uma responsabilidade muito grande, um fardo pesado demais a alguém que já tem a sua própria felicidade para se ocupar.

Até porque, se a sua felicidade está em algo fora de você, você passará a vida tentando buscá-la sem se dar conta que a felicidade é o caminho, o dia a dia, não é um lugar em que se chega, não há receita para ser feliz, não é necessariamente um porque.

E se ocupar com a própria felicidade não é questão de egoísmo ou egocentrismo, é prioridade.

Como você pode querer dar algo a alguém, sendo que você não tem isso? Como exigir que alguém lhe dê algo que só existe dentro de você?

Porque SER FELIZ de verdade dá trabalho, você sai da posição de vítima, de "como posso ser feliz, se tudo dá errado para mim, se tenho os pais que tenho, se me falta o emprego (...)" e uma infinita lista para justificar a infelicidade,  para se tornar autor da própria história e, vez ou outra, se permite até rir dos seus problemas e isso afasta muita gente. Não são todos que conseguem lidar com a felicidade alheia, não são todos que vibram com suas vitórias, ainda que a única recompensa que recebam seja o seu sorriso.

Quer saber quem te ama de verdade? Experimente ser feliz e não precisar de nada, nem ninguém fora de você para isso e você saberá. Não, não estou falando de viver isolado em uma ilha, ainda somos humanos e precisamos uns dos outros, ninguém se faz sozinho nesse mundo, estou falando apenas de sentir-se bem sendo quem você é, fazendo o que você faz.

Se você é capaz de ser feliz quando está sozinho, você aprendeu o segredo de ser feliz. (Osho)
Quando você é feliz, irradia felicidade e assim muda não apenas o seu mundo, mas também o mundo daqueles que estão ao seu lado, dos que passam por você. Você vê o mundo por uma perspectiva diferente, tudo se torna mais belo, mais leve, é diferente.

A felicidade não é um momento, eu diria que é um estado de espírito, uma vida.

E então?!

"O que faz você feliz?
Você feliz o que que faz?
Você faz o que te faz feliz?
O que faz você feliz você que faz."



TAMIRIS DA ROSSI
Uma eterna apaixonada por pessoas, palavras, pela vida e seus mistérios. Uma alma em construção, que vive com AMOR por AMOR e acredita que ele é a única força capaz de mudar o mundo..

Comentários

Instagram